domingo, 25 de maio de 2014

Resenha #3 - Um Amor Pra Recordar - Nicholas Sparks

      Quem não chorou com a história de Landon Carter e Jamie Sullivan? Obviamente eu assisti o filme primeiro para depois ler. Quando assisti o filme "Um Amor Pra Recordar" eu estava passando uns meses na cidade de São Gabriel - RS - por motivos de trabalho. Eu trabalhava com vendas e me mudava com uma certa frequência e raramente assistia um filme. Ano de 2005, longe da família há tempos, morrendo de saudade de casa e assisti esse filme e chorei até umas horas. Descobri que era livro um ano depois, na cidade de Novo Hamburgo (ainda RS) e mentalmente me lembrei desse título, pois sabia que um dia iria ler tal livro. Em 2011 minha amiga Quenia me presenteou com esse livro no natal. Estava ansiosa pra ler, afinal o filme é mara, queria saber como era o livro também. É muito raro eu dizer isso, mas eu prefiro o filme.
     Não me julguem, o livro é lindo, mas me simpatizei mais com a história do filme. No livro o amor de Jamie e Landon é muito mais profundo. Landon está contado a história quarenta anos depois de ela ter acontecido. É lindo a forma como ele narra o natal passado no orfanato com as crianças, a maneira como ele descreve a delicadeza de Jamie ao falar e a forma como vamos vendo a mudança no próprio caráter de Landon. Dá pra ver que uma vida ao lado de Deus por mais que seja difícil, árdua, vale a pena! Jamie é a filha do Reverendo da cidade de Beaufort - Carolina do Norte - uma menina querida e amada por todos, filha perfeita e garota de fé, enquanto Landon é o típico garoto problema: sem medo, sem compromisso, sem valores e sem fé. Opostos. E o que acontece com os opostos?


     Um Amor Pra Recordar sai das prateleiras de romance água com açúcar para acalentar os corações, ainda mais quando descobrimos que é uma história baseada em fatos. Citando um parágrafo que acho muito lindo, um desabafo de Landon anos depois:
    "Passaram-se já quarenta anos, e ainda me lembro de tudo o que aconteceu naquele dia. Posso estar mais velho e sensato, posso ter vivido outra vida desde então, mas sei que quando, finalmente, chegar a minha vez, as recordações desse dia serão as imagens finais que flutuarão pela minha mente. Ainda a amo, nunca deixarei de usar a minha aliança. em todos esses anos, nunca senti vontade de o fazer.
      Respiro fundo, inalando o ar fresco da primavera. Apesar de Beaufort ter mudado e de eu ter mudado, o ar não mudou. É ainda o mesmo ar da minha infância, o ar dos meus dezessete anos e quando expiro, volto a ter cinquenta e sete anos. Mas isso não tem importância. Sorrio ligeiramente, olhando para o céu, sabendo que existe uma coisa que ainda não disse: acredito agora que os milagres podem acontecer."
Relembrando a última frase de Alex Pettyfer no filme "A Fera":
 "Pode vc imaginar esse amor?"
Um Amor Pra Recordar, Nicholas Sparks - claro que é dele! ^.^


Nenhum comentário:

Postar um comentário